Organizar músicas #2 — Importancia das tags

Musica é um diversão, né e organizar músicas pouco chato? Enquanto a industria de enterimento arrecada muita grana para nos divertir, fora que também muitos fazem idolatrias aos artista, deixando a pessoa respirar praticamente vive para aquele individuo que muitos casos não terá contato.

Esse não é o iPhone e sim o iPod e muita gente confunde!

Esse não é o iPhone e sim o iPod e muita gente confunde!

Acredito que meu leitor não se preocupa com a loucura, e preparei este texto para organizar músicas. Recomendo fortemente montar HTPC usando o XBMC, um ótimo box utilizando o Linux porém nada impede de fazer com o Windows Media Center que realiza muito bem o propósito, para deixar muito bonito acessar seu acervo de música e vídeo com ar de elegância e praticidade para ver e ouvir junto com sua visita.

Tenho uma padronização de pastas e arquivos para dar mais praticidade na busca de sua música preferida porém isso exige pré-requisitos, oras que somente renomear suas pastas e arquivos não basta.

Campos importantes para organizar músicas

Precisaremos de quatro informações essenciais para organizar músicas, eles são:

  • Nome do artista (óbvio)
  • Nome da musica (tá muito óbvio)
  • Numero da música(nem tanto, né)
  • Nome do álbum (epa! eu vou falar)
Tagtool, ferramenta para organizar músicas

Tagtool, ferramenta para organizar músicas

O nome do álbum muita gente não guarda e isso até dificulta pois pode ter uma segunda versão daquela musica que você tanto gosta e fica difícil somente ler o nome do artista e a musica.Com isso em mãos temos todas as informações para fazer o trabalho pesado na hora da ordenação da coletânea e não vai automatizar todo o processo de catalogo, precisa de intervenção manual para isso vamos usar um editor de tag MP3

Também vídeos tem tag mas não foram difundido e não entraremos em detalhes pois o foco é música, certo? Vamos continuar, então, para gravar a informação no próprio arquivo eu uso o tagtool que é para Linux e pode estar disponível no repositório da sua distribuição preferida, é uma ferramenta simples resolvendo em todos casos corrigir entradas no catálogo e reorganiza a pastas para você de acordo com critérios que achar melhor.

Já no media player do Windows, ele cria uma base de dados, podendo os arquivos ficar desorganizados no disco e também ele os organiza, este recurso não é ativado por padrão,  mas não utiliza o poder da tag para armazenar as informações da musica.

A estrutura do acervo é basicamente colocar no nome da pasta o nome do artista e álbum na pasta e podendo ficar assim na estrutura de pasta e isso depende do gosto, conforme no exemplo:

D:\Músicas\Artista - Álbum\Artista - Música.mp3

Um item para deixar mais bonito o trabalho, recomendo uma escaneamento do folder(capa do cd) para musica, pode pegar na internet e colocá-la na pasta do álbum. Já que a maioria dos programas vasculha a pasta para ser mostrado no aplicativo.

Espero que este artigo tenha boa utilidade e agora é com vocês!

[UPDATE: 03/03/2012 17:45]

Estou colocando o post original, para rever e apontamento de falhas, ou seja fallback de criticas para melhorias deste post, assim que ajuntar muitas informações suficiente retirarei para acresimo e melhorias.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE