Monografias — Introdução

Antes de tudo, começo este post sobre monografias lembrando a dificuldade de manter um documento bem formatado, seja qual finalidade do documento, abaixo vou relatar as causas e suas ferramentas e elas baseia no “olhometro”!

[POST ORIGINAL: 04/03/12 18:15]

No artigo do Aurélio comentei a respeito da dificuldade de pegar caracteres “invisíveis” e tenho uma critica a respeito do aplicativos WYSWYG para confecção de textos, que em desenvolvimentismo também código não passa de textos planos. segue abaixo o meu comentário:

Comentário escrito no blog do Aurélio

Imaginem então um texto no “Word da vida”(LibreOffice não escapa), muitas vezes aparecem estes mal e outros caracteres especial do tipo &nbsp e com o simbolo do RETURN! Fora a formatação direto no carácter… infla o documento

É terrível dar manutenção em documentos WSYWYG, sai muitas coisas indesejáveis e tem dificuldade de manter a MESMA FORMA o documento inteiro porém é possível.

De preferencia ao LaTeX ao não ser que a pessoa que vai receber for um “lesado” que aprendeu a somente usar estes aplicativos! Recomendo tb algo bem bacana do próprio Aurelio… o TXT2TAG

É possível manter a qualidade da produção de monografias utilizando um recurso, que muita gente desconhece que é o Estilos e deixe de fazer errado colocando a formatação direto no texto! Isso dificulta muito, percebi isso quando estava produzindo minha monografia.

É pouco, mas espero que tenha uma boa valia e que novas pessoas precisam usar essa ferramenta e reafirmo que dá para fazer trabalhos literários de qualidade também, basta usá-la corretamente.

Até breve!

[UPDATE: 06/03/12 23:20]

Introdução na Produção de monografias

Ambos juntos, conhecimento é mais!

Ambos juntos, conhecimento é mais!

Estou começando uma serie de artigo para produção de monografias, utilizando o esmagador das maiorias das monografias é feita usando a ferramenta da Microsoft, o Word, e as boas praticas também vale para o pacote office da comunidade o LibreOffice

Disclaimer: No decorrer dos artigos não farei a evangelização de uma determinada ferramenta, por mais que sou partidário de do software livre não só pela imparcialidade do texto, devo deixar claro que “ensinar a pescar” com vara de bambu ou com molinete devemos sempre a estar pronto ao que vier!

E para começar onde podemos encontrar as ferramentas utilizadas?

Caso a preferencia utilizar os produtos das Microsoft no laboratório de sua faculdade tenho para os interessados e desavisados, que oferece para estudantes as suas ferramentas para uso acadêmicos que pode sair um preço muito bacana, consultando o revendedor autorizado mais próximo. para ver quais são as vantagens

Visite o site da Msdn Academic Alliance para conhecer o projeto de aprimoramento acadêmico na área de desenvolvimento(Engenharia da computação, Ciência da computação, Sistema da Informação e correlatos) ainda também o projeto Microsoft Educação que mostra os benefícios dados voltados a educação.

Jabá por conta da casa

Já que falei do projetos para acadêmicos e de educação da Microsoft, não é? E o interesse de instituições em participação, o LibreOffice agora desmembrado da Oracle, corre muito e mostra excelente progresso para otimização e recursos de sua ferramenta e compatibilidade já funcional de estágio avançado para o OOXML, a especificação que nada mais é o esqueleto do Word, espero que em poucos tempo tenha seu código totalmente renovado e otimizado deixando o apelido de “elefante branco” e dê uma chance… tem qualidade equiparada ao produtos concorrentes para geração de excelentes monografias.

Basta usar com inteligência e responsabilidade 😉

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE