Latex live preview com Gummi

LaTeX live preview é com Gummi e como eu gosto de ver como está ficando arranjado o texto na folha em acabamento final, é para noção que da quantidade de texto escrito. Então vamos nos aprofundar neste esquema que estou propondo? Vamos lá!

Gummi fazendo LaTeX live preview

Gummi fazendo LaTeX live preview

Usando o LaTeX live preview

O LaTeX, é um software amplamente difundido no meio acadêmico para elaboração de teses principalmente no meio matemático, é uma extensão do famoso TeX que também muito usado para produção de livros, pois seu produto tem qualidade profissional. Para windows temos o MiKTeX para aqueles que relutam no Windows.

Da wikipédia

WYSIWYM é o acrónimo da expressão em inglês “What You See Is What You Mean”. Significa, basicamente, que a exibição na tela deve primar pelas informações, e não pela formatação, que é um trabalho que deve ser deixado para o computador. Um dos melhores exemplos sobre isso são os editores do tipo TeX e/ou LaTeX. Nos editores WYSIWYM o usuário faz o texto informado uma série de marcações como em HTML.

Na produção do texto em LaTeX é semelhante fazer um programa para computador, mas com poucas setenças começará a produzir textos de qualidade. Por isso não intimida-se com este detalhe.

Seus atributos:

  • A principal vantagem, e de onde as outras tiram sua validade, é o algoritmo avançado do TeX, que permite criar documentos de aparência verdadeiramente profissional.
  • O LaTeX encoraja as pessoas a concentrar suas atenções no conteúdo e na distribuição lógica das idéias, e não na aparência, resultando em textos bem estruturados.

Suas desvantagens:

  • A principal desvantagem é que, embora a utilização de estilos prontos de documento seja fácil, a criação de novos modelos leva muito tempo, sendo que nem sempre é possível encontrar modelos de documento que estejam em conformidade com o requerido por muitas instituições.

Para instalar o brinqueno no ubuntu basta fazer o seguinte comando no terminal:

# aptitude install gummi

O bonus trick foi separado para um novo permalink Usando o apt de forma eficiente

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE