Nuvem de computadores para todo lugar!

Computador indo para nuvens de computadores :P

Computador indo para nuvens de computadores 😛

Nuvem de computadores ou Cloud Computing é um termo tecnológico que designar em sua essência, algo que não existe fisicamente, e acontece é muitos marqueteiros disseram que o nome “cola” comercialmente pegando muitos desavisados de paraquedas achando que tudo é farinha do mesmo saco porém não é! E como tudo foi rebatizado como uma só tecnologia os bastidores pouco muda de forma na utilização desta nuvem de computadores, quero deixar claro que em minha opinião que a nuvem por mais que avance não consegue substituir a velha guarda dos servidores dedicados.

Nuvem de computadores como webapps

Mesmo no começo da década já existia as famosas webapps, o SaaS(software as service), hoje principalmente remete ao Google Drive, a princípio no começo da bolha da internet era muito tímida e com poucos recursos, é o seu aplicativo na web independente do sistema operacional tudo executa através do navegador, ainda hoje suas funções têm limitações mas teve um grande salto em decorrência da otimização da linguagem Javascript.

E neste esquema você contrata o serviço pronto, manutenção do serviço fica a cargo de quem oferece o serviço e é comum pagamento de assinaturas para uso.

Nuvem de computadores como plataforma

Com a sigla PaaS(plataform as service) é neste esquema você tem o acesso para desenvolver na infraestrutura do provedor que foi contratado entretanto deve seguir a forma imposta por ele, digamos assim… boas praticas, ele te fornece um kit de aplicativos que simula o ambiente de produção.

Nesta situação, com pouca flexibilidade por causa das limitações e dependente do que o fornecedor oferece, pode ficar a desejar o seu desenvolvimento caso o mercado faça alguma mudança de paradigma.

Nuvem de computadores como infraestrutura

Nuvem de computadores feito com desktops, os famosos clusters

Nuvem de computadores feito com desktops, os famosos clusters

O Virtual Private Server é o produto  do IaaS (Infraestruture as Service), em português Servidor Privado Virtual ou simplesmente maquina virtual, também é considerado nuvem de computadores e seu esquema é basicamente um servidor(hospedeiro) para servir os diversos servidores “semi-dedicado”(convidado) do seus clientes.

Sua vantagem é o cliente tem total autonomia e a escolha do que executar no seu espaço. Existem diversas formas de controle de conta, varia de provedor, entretanto o usual é um painel e assim que a sua nuvem de computadores fica online pode utilizar o famoso SSH para ter acesso a ela, use meu script que está no blog para facilitar o uso desta poderosa ferramenta.

Conclusão

Quer produtos prontos para ser usado pagando uma taxa? O Google oferece um pacote para empresas, que podem utilizar do e-mail, calendário e possível criar uma intranet com o Google Sites. A Microsoft também oferece o pacote Office365. Para maioria dos casos a soluções SaaS supre as necessidades básicas de um escritório comercial. As demais é para quem deseja mais customização dos sistemas que usa.

PS: Ficou curioso para saber como fazer um imenso servidor como na foto? Estou preparando um artigo que mostra a sua funcionalidade, e para dar mais gostinho permita eu usar o Google para você sobre cluster beowulf e também sobre uma boa consulta é sobre HPC.

Deixe um Comentário

1 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Trackbacks e Pingbacks:

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE