Aplicativos na nuvem — Uma tendencia

SaaS, definição: Aplicativos na nuvem

SaaS, definição: Aplicativos na nuvem

Estava argumentando recentemente sobre a tendencia de usar aplicativos na nuvem, e todos estão escrevendo em JavaScript, em particular eu não gosto porém está sendo um mal necessário. Vamos ver alguns recursos que em pauta para o futuro.

As outras opções para aplicativos na nuvem

Estão surgindo pela mar onde navegadores estão criando diversidade contra o JavaScript, o Google por exemplo tem integrado em seu navegador as chamada NACL(NATIVE CLIENT) que deixa uma implementação C++ ser multiplataforma e sua execução é dentro do navegador dando oportunidade que jogos utilize esta API. Caso interesse pelo NACL tem uma explicação do objetivo desta proposta pelo Google e agora uma espiada o horizonte proporcionado pela ferramenta:

Existem muitas outras iniciativas, até mesmo a Microsoft já mostrou o VBScript, e isso não faltará alternativa porém nem todo SDK oferecido pelos “big players” é a bala de prata :-/

Ainda prefere ficar com JavaScript?

Isso fica sem graça sem algo para facilitar a construção, é preferido conhecimento do produto gerado e fazer alterações já que todo produto feito por geradores a qualidade não são das melhores. Deixo dois geradores de JavaScript que são o GWT (Google Web Toolkit) e o CoffeScript.

O GWT você escreve usando a linguagem JAVA, que não é a mesma coisa que JavaScript, conseguindo escrita de aplicativos na nuvem praticamente do zero para o mais variados navegadores de internet, enquanto CoffeScript, veio para simples códigos com uma sintaxe extremamente sucinta porém não é baseado em outra linguagem, conheça mais o CoffeScritpt no blog do Zeno Rocha.

Mas a facilidade do JavaScript é frameworks que entrega muitos recursos prontos e facilidade de implementar como o jQuery, extJS e Dojo Toolkit

Tem também para CSS?

Opa! Eu não delongarei aqui pois foge muito mas te deixo o mel, o LESS explicado no site da Caelum e o Compass visto no Tableless.

Para você ver, existe muitas facilidades em todas as áreas para fazer aplicativos na nuvem mas realmente que será o JEDI é quem fazendo no notepad o produto diretamente.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE