Otimizando desempenho de redes

Toda rede, interna ou externa, precisa de ações para bom aproveitamento como otimizando desempenho de redes. Entretanto precisamos não só apenas na dos servidores e assim também no webapp sem esquecer o banco de dados.

Otimizando desempenho de redes!

Na computação existe algumas premissas para obter bom desempenho, seja para uso em desktop(muito utilizado no contexto doméstico) e também em servidores e como base da maioria aplicações em servidores resume um serviço HTTP entretanto as demais pode servir para outros temas:

  1. Cache
  2. Bom equipamento
  3. Sistema bem configurado

Cache

Wikipedia escreveu:

Na área da computação, cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento – que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.

Consegue baixar consideravelmente a carga do equipamento e do sistema ficando até ocioso? Isso é os segredo de toda e qualquer otimização. No servidor, podemos usar o Varnish Cache ele tem bom apelo para páginas estáticas e também com poucas atualização, colocando na memória RAM economizando tempo de I/O do HD que é lento, tem poder de processar mais de 1000 usuários simultaneamente.

Para webapp, também podemos utilizar cache fazendo que somente coloque na memória caso alguma informação foi modificada no banco de dados. O meu xará ensina bons truques de otimização dos webapp usando ETAG para geração da página e mencache para cache em RAM via aplicativo.

Um fato curioso é que atualmente as grandes corporações estão utilizando sistemas de banco de dados orientado a documentos(não relacional) tais como o couchdb, o mongodb e cassandra que tem mais desempenho aos relacionais porém perde para manutenção do banco, o cenário já está mudando!

O Bom equipamento

O que adianta um bom sistema se o que deixa na mão é justamente o equipamento, com qualidade duvidosa e baixo rendimento!

Sistema bem configurado é a(l)(r)ma do negócio!

Leia a vontade, alma ou arma 😉 , com o sistema bem configurado consegue extrair o máximo de seu equipamento levando-o a sua carga máxima.

Nesta notícia não muito recente os responsáveis pelo o Google afirma que não possui o melhor equipamento do mercado para os servidores e seus hardware são de baixo custo com qualidade mas extrai até a ultima gota. Com o sistema bem configurado, também uma Otimização, seu desempenho pode chegar com hardware modesto grandes quantidade de dados processados e consultas na rede ou mesmo na internet

Na internet excesso de velocidade não mata e respeito no transito

Na internet excesso de velocidade não mata e respeito no transito

Para cache no servidor, um site que é a situação mais aplicadas, entretanto o servidor em seu principio é para páginas estáticas. Que não exige processamento somente a entrega do conteúdo. E a internet nos dias atuais é dinâmica então precisa de cache na frente, no meio e atrás (ui!) 😛

No meu pequeno servidor na mesa

No meu desktop em casa apenas utilizo o cache DNS, como utilizo Linux é o DNSMASQ que otimiza a consulta para menos de 1ms, não demorando para baixar o endereço solicitado. Entretanto tem outros cache que faz a otimização dos dados. Também apliquei otimização no meu navegador em prol do download concorrente de um site, conhecido como http pipeline que é uma técnica que dispara muitas requisições simultaneamente ocorrendo o download concorrente.

Mensagem para aqueles que fica presos no transito

[Update: 27/7/2012 0:00]

Servidores secretos do Google são construídos no escuro

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE