Redes de computadores — Gênesis

Para descontrair, um “gênesis” de redes de computadores retirado do artigo sobre VLAN no VOL, uns dos assuntos bem interessante que envolve além das VPN e o túnel, também conhecido como PPTP e P2P sendo o mais famoso programa para túnel é o SSH. Ambas as tecnologias são completamente diferentes! Divirta-se com o texto abaixo.

Redes de computadores — Gênesis

No início só existiam computadores isolados e era bom. Disquetes e CDROMs são utilizados para compartilhar dados. Poucos vírus aparecem. O acesso à Internet é discado, quando existe, e a briga pelo ramal é ferrenha!

A situação se torna insustentável e alguém tem a ideia de interligar dois micros via cabo de rede, uma vez que eles já têm a placa de rede “on-board”. Algumas horas depois todos os problemas de interligação são superados e a comunicação ponto a ponto começa. Um sucesso!

Mais pessoas querem entrar para a festa e resolve-se então comprar um hub. Afinal, jogar Quake em rede é muito mais divertido! Alguns dias de implantação e a rede local nasce. As máquinas não têm funções específicas e algumas delas são usadas para compartilhar informações.

O infeliz que usa a máquina onde estão as informações compartilhadas começa a reclamar. Ele não pode dar nem um boot na máquina sem que alguém ligue imediatamente depois que ele clicou em “reiniciar”. Eventualmente ele esquece e a desliga na hora de ir embora, sendo amaldiçoado através de “post-it”s mal criados deixados na sua mesa. Sem falar no dia que ocorreu um problema de hardware e todo mundo ficou sem acessar as informações enquanto o problema era solucionado. E a impressora compartilhada então? Ninguém suporta mais, principalmente a pessoa que fica no micro onde ela está ligada. “Precisamos de máquinas dedicadas”, dizem todos em coro. “Precisamos de um acesso melhor à Internet”, lamentam outros. “Este hub está uma droga”, pragueja mais um.

Não tem mais volta, a empresa está crescendo. Alguns servidores aparecem. Um switch comum é comprado para melhorar o desempenho da rede. Decidem contratar um serviço de acesso à Internet. A pessoa que mais “manjava de informática” assume a responsabilidade de cuidar da rede, obviamente sem que nenhumas das suas atribuições antigas fossem removidas.

A expansão continua: mais máquinas, outras sub-redes, novos switches. O “administrador da rede” um dia acorda mal humorado e dá um ultimato no gerente: “Ou eu só administro a rede ou vocês contratam alguém, não tem mais condições, não consigo mais trabalhar”. E assim nasce o cargo de administrador de redes da empresa.

Agora livre das amarras da sua antiga função e com algumas promessas de treinamento, o novo administrador começa a fazer melhorias, aprimorando e organizando a rede local. Pesquisando sobre equipamentos de rede ele descobre que alguns switches podem ter uma tecnologia chamada de VLAN (Virtual LAN, ou Redes Locais virtuais).

“Gênesis” das redes de computadores

Para resumir a VLAN tem finalidade, de exemplo hipotético, de uma filial e uma matriz tenha o mesmo na mesma rede e nível de IP. Que diferentemente da VPN que encontramos por aí, que faz forward de dados de duas redes distintas e muitos administradores de rede desconhece o uso deste recurso de rede.

O objetivo foi a descontração e resultou o aprofundamento em redes de computadores e então façamos conhecer as origens! Por gentileza levar a esportiva este conteúdo!

[UPDATE 18/09/2012 0:10]

RETIFICAÇÃO: A VLAN é uma área da VPN!

Esquema básico de VPN

A VLAN or Virtual Local Area Network is a subcategory of VPN

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE