Acertar o relógio — Horário de verão

Como era a expectativa da entrada do horário de verão, acertar o relógio é um calvário, não é? Tenho um relógio que acusa se a hora de seu computador não estiver de acordo com a hora legal brasileira, mantida pelo Observatório Nacional. A primeira uma dica muito sebosa e deixarei apenas um link para que sua curiosidade leve a descobrir o que será isso!

Uma breve sinopse: O uso do NTP para manter seu relógio sempre estar atualizados com relógio atômicos com grandes precisão, recomendo seguir a cartilha do ntp.BR que na barra lateral tem guia para os sistemas mais populares. Boa viagem!

Como acertar o relógio?

Para quem precisa cuidar de servidores, a melhor alternativa para fazer o ajuste é deixar que seu sistema receba atualizações além de proteção da maquina trás novos informações, caso queira fazer a personalização do timezone eu estou reproduzindo os procedimentos retirado do do RNP, Rede Nacional de Pesquisa que é o órgão responsável verificar incidentes na internet institucionalizado pelo Brasil.

Abaixo confere procedimento manual do timezone:

Alterações de Configuração Necessárias para o Horário de Verão 2009/2010

O horário de verão tem relação com o timezone (fuso horário) configurado no sistema. Ao alterar o timezone altera-se o parâmetro do sistema que determina a diferença em horas entre o horário absoluto (UTC / GMT 0) e o horário local.

Se o relógio do sistema (horário absoluto) marca 16:00:00 UTC, ajustado por NTP, temos:

  • Para o timezone do Brasilia (UTC-3), o horário mostrado ao usuário será 13:00h ou UTC-3 (hora local)
  • Para o timezone de Paris (França – UTC+1) o horário mostrado ao usuário será 17:00h ou UTC+1 (hora local)

Nenhuma modificação na configuração do serviço de NTP é necessária. Entretanto, deve-se tomar um cuidado especial com os servidores NTP (Stratum 1, Stratum 2 e outros) quando ocorrerem modificações de configuração para o horário de verão. Caso o servidor NTP detecte uma diferença maior do que 20 minutos entre o horário do sistema (horário absoluto) e o horário registrado pelo servidor NTP (ntpd, OpenNTPD), o serviço NTPD poderá parar. Assim, deve-se redobrar a atenção durante o processo de configuração do horário de verão em hosts que provêem este serviço.

Lembramos também que, para algumas versões de Linux/Unix, poderá ser necessário reiniciar o daemon “cron” após o início do horário de verão, de forma que as tarefas agendadas através do Cron possam continuar a ser executadas no horário correto. Para mais informações, verifique o manual do “cron” e “crontab” do seu sistema.

A seguir são descritos os procedimentos de atualização do localtime em sistemas FreeBSD, GNU/Linux, Solaris, AIX e Windows, bem como em alguns equipamentos Cisco que usam IOS. Antes de prosseguir com estes procedimentos é preciso que se saiba de antemão o timezone da sua região.

1. Cisco IOS
2. GNU/Linux
3. FreeBSD
4. OpenBSD
5. Solaris
6. AIX
7. MS Windows

1. Cisco IOS

Será preciso incluir (ou atualizar) as seguintes linhas nos arquivos de
configuração dos roteadores Cisco:

clock timezone GMT-3 -3
clock summer-time GMT-2 date Oct 18 2009 0:00 Feb 21 2010 0:00

Os logs gerados pelo Cisco passarão a informar a hora como GMT-2, que é a
nova configuração do timezone.

2. GNU/Linux

Usuários de sistemas baseados em GNU/Linux devem seguir o procedimento
abaixo:

  1. Verificar a existência do arquivo ‘/etc/localtime’. Se este arquivo existir verifique se ele é um link simbólico. Uma das formas de fazer esta verificação é executar o seguinte comando:$ file /etc/localtime
    localtime: timezone dataA saída acima indica que se trata do próprio arquivo com dados de timezone. A saída abaixo indica um link para o arquivo.$ file /etc/localtime
    localtime: symbolic link to `/etc/localtime’Não é recomendado possuir o arquivo /etc/localtime como link simbólico. Sistemas cujo diretório /usr é acessivel (não tiver sido montado, por exemplo) no momento de inicialização da máquina, os dados do arquivo localtime não serão lidos.
  2. Verificar se existe algum arquivo no diretório /usr/share/zoneinfo/Brazil que contenha informações relativas a outros anos. Normalmente este arquivo tem extensão ZIC (.zic).
    1. Se não existir um arquivo com tais dados então crie um novo (verao.2009.zic por exemplo) no diretório /usr/share/zoneinfo/Brazil/. Este arquivo deverá conter as seguintes linhas:
      Rule Brazil  2009    only     -       Oct    18   00:00   1       S
      Rule Brazil  2010    only     -       Feb    21   00:00   0       -Zone    Brazil/East             -3:00   Brazil          BR%sT
      
    2. Se existir um arquivo com dados de outros anos basta inserir as linhas acima ao final do arquivo existente.As duas primeiras linhas de configuração acima informam quando se inicia o horário de verão, quando termina e qual é a ação tomada. Lembre-se de que no início do horário de verão a hora local é acrescida em uma (1) hora.A última linha informa qual arquivo será modificado pelo comando ‘zic’. No exemplo acima será o arquivo ‘East’ (dentro do diretório Brazil). Esta linha também informa qual o timezone original da região – no caso de São Paulo (East) temos UTC-3. Caso você esteja utilizando um timezone diferente do adotado em São Paulo (East) modifique estes parâmetros para o timezone de sua região:
      #Fuso horario do Arquipelago de Fernando de Noronha:
      Zone    Brazil/DeNoronha     -2:00   Brazil          FN%sT#Fuso horario dos estados a Leste
      Zone    Brazil/East          -3:00   Brazil          BR%sT#Fuso horario dos estados a Oeste (AC, AM, RO, RR, MS, MT)
      Zone    Brazil/West          -4:00   Brazil          AM%sT* Parâmetros definidos pela glibc presente em sistemas Linux, disponível para download em http://www.gnu.org/ .
  3. Uma vez feitos os devidos ajustes no arquivo ‘verao.2009.zic’ execute o comando ‘zic’:
    # zic verao.2009.zic

    Neste caso em particular o comando atualizará o arquivo East.

  4. Para verificar se as configurações corretas foram feitas execute o comando ‘zdump’, conforme as orientações abaixo (troque East pelo timezone de sua região):
    # zdump -v Brazil/EastVocê deverá obter uma saída como esta:Brazil/East  Sun Oct 18 02:59:59 2009 UTC = Sat Oct 17 23:59:59 2009 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
    Brazil/East  Sun Oct 18 03:00:00 2009 UTC = Sun Oct 18 01:00:00 2009 BRST isdst=1gmtoff=-7200
    Brazil/East  Sun Feb 21 01:59:59 2010 UTC = Sat Feb 20 23:59:59 2010 BRST isdst=1gmtoff=-7200
    Brazil/East  Sun Feb 21 02:00:00 2010 UTC = Sat Feb 20 23:00:00 2010 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
    

    Note que em “Sat Oct 17 23:59:59 2009 BRT” o sistema ainda não está no horário de verão (indicacao ‘BRT’). No segundo seguinte as modificações do horário de verão entram em vigor, adiantando o localtime em uma hora: “Sun Oct 18 01:00:00 2009 BRST” (O horário mostrado ao usuário passará para 1 da manhã e não para meia-noite, mostrando o adiantamento do horário).Em “Sat Feb 20 23:59:59 2010 BRST”, o horário de verão terminará no segundo seguinte, com o localtime sendo então atrasado em 1 hora: “Sat Feb 20 23:00:00 2010 BRT” (o horário mostrado ao usuário voltará para 23:00).

  5. Por último, se o arquivo /etc/localtime não for um link para o arquivo /usr/share/zoneinfo/Brazil/East, deve-se copiar o arquivo East para /etc/localtime$ cp East /etc/localtime

3. FreeBSD

Usuários do sistema FreeBSD devem proceder da mesma forma que usuários GNU/Linux. A única diferença está no diretório onde deverá ser criado o arquivo ‘verao.2009.zic’ – /usr/share/zoneinfo. As linhas a serem incluídas neste arquivo, assim como em sistemas GNU/Linux, são:

Rule Brazil  2009    only     -       Oct     18   00:00   1       S
Rule Brazil  2010    only     -       Feb     21   00:00   0       -

Zone    hv2009             -3:00   Brazil          BR%sT

No exemplo acima, o nome ‘hv2009’ representa o arquivo que será criado ao executar o comando:

# zic verao.2009.zic

O arquivo conterá as informações do horário de verão e deverá ser copiado sobre /etc/localtime, lembrando que será preciso fazer uma cópia de segurança do arquivo /etc/localtime antes de sobrescrevê-lo.

4. OpenBSD

Usuários do sistema OpenBSD devem proceder da mesma forma que usuários GNU/Linux.

5. Solaris

Usuários de Solaris devem seguir o procedimento abaixo:

  1. Verificar o zoneinfo respectivo. O arquivo /etc/TIMEZONE contém as informações relativas a qual arquivo será consultado para verificar o zoneinfo.# more /etc/TIMEZONE
    TZ=Brazil/EastNo exemplo acima o arquivo a ser consultado é East, no diretório Brazil. Por padrão este diretório deve estar em /usr/share/lib/zoneinfo.
  2. Verificar se existe no diretório /usr/share/lib/zoneinfo algum arquivo em formato texto que contenha informações relativas a outros anos (geralmente um arquivo com extensao .zic).
    1. Se não existir um arquivo com tais informações crie um novo arquivo (brazil.zic por exemplo) e insira as seguintes linhas.
      Rule Brazil  2009    only     -       Oct     18   00:00   1       S
      Rule Brazil  2010    only     -       Feb     21   00:00   0       -Zone    Brazil/East             -3:00   Brazil          BR%sT
      
    2. Se existir um arquivo com informações de horário de verão de outros anos basta inserir as linhas acima.As duas primeiras linhas informam quando inicia o horário de verão, quando termina e qual a acão a ser tomada. Lembre-se de que no início do horário de verão deve ser adicionada uma hora.A última linha informa qual arquivo será gerado pelo comando ‘zic’ – no exemplo será o arquivo ‘East’ (dentro do diretório Brazil). Esta linha também informa o timezone da região, no caso o de São Paulo, UTC-3.No exemplo que se segue existe um diretório ‘Brazil’ dentro de /usr/share/lib/zoneinfo que contém um arquivo brazil.zic, que deve ser atualizado com as linhas mencionadas acima.
  3. Deve-se então gerar o novo arquivo (em formato binário) como segue:# zic brazil.zic
  4. Para verificar se as configurações foram feitas corretamente execute o comando ‘zdump’ conforme as orientações abaixo (troque East pelo timezone de sua região):
    # zdump -v Brazil/EastVocê deverá obter uma saída como esta:Brazil/East  Sun Oct 18 02:59:59 2009 UTC = Sat Oct 17 23:59:59 2009 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
    Brazil/East  Sun Oct 18 03:00:00 2009 UTC = Sun Oct 18 01:00:00 2009 BRST isdst=1gmtoff=-7200
    Brazil/East  Sun Feb 21 01:59:59 2010 UTC = Sat Feb 20 23:59:59 2010 BRST isdst=1gmtoff=-7200
    Brazil/East  Sun Feb 21 02:00:00 2010 UTC = Sat Feb 20 23:00:00 2010 BRT isdst=0 gmtoff=-10800

6. AIX

Usuários de AIX devem alterar o arquivo /etc/environment incluindo a diretiva:

2009: TZ=GRNLNDST3GRNLNDDT,M10.3.0/00:00:00,M2.3.0/00:00:00

A saída acima indica que o horário de verão se inicia às 00:00 do terceiro domingo do mês 10 (18 de outubro) e finaliza às 00:00 do terceiro domingo do mes 2 (21 de fevereiro), seguindo a seguinte sintaxe:

2009: TZ=GRNLNDST3GRNLNDDT,Mm.w.wd/00:00:00,Mm.w.wd/00:00:00

  • m: mês ( 1 < m < 12 )
  • w: ocorrência do dia da semana no mês contados a partir do dia 1o. (1 < d < 5)
  • wd: dia da semana ( 0 < n < 5 : Domingo corresponde a 0)
  • hh:mm: horário

7. MS Windows

Em Abril de 2008 foi sancionada a lei no. 11.662/08, que reduziu o número de fusos horários brasileiros para três. Os fusos horários dos estados do Acre, Pará e Amazonas foram afetados. Em Agosto a Microsoft disponibilizou uma atualização cumulativa que trata desta mudança.

Para sistemas Windows 9*/NT/2000/XP recomenda-se o uso do utilitário TZEDIT (tzedit.exe), incluido no CD do Resource Kit que acompanha a distribuição do sistema. Não existe URL oficial para download deste programa no site da Microsoft, mas ele pode ser facilmente encontrado na Internet, lembrando que neste último caso não se garante a integridade do programa.

Uma segunda opção para modificação do timezone em Windows XP é a utilizacao do utilitário ‘timezone.exe’, disponível para download em:

O download é precedido de um processo de validação, que verifica se sua instalação de Microsoft Windows é genuína.

Administradores de sistemas Windows que queiram automatizar a atualização do horário de verão podem encontrar mais informações em:

Para a configuração de timezone do seu sistema utilizando o comando ‘timezone.exe’ siga os seguintes passos:

  1. Faca o download do “Windows XP Service Pack 2 Support Tools” e instale-o no seu sistema, caso você não possua o utilitário ‘timezone.exe’.
  2. Em um prompt de comando (cmd.exe) execute, a partir do diretório “Program FilesSupport Tools” (se foi utilizada a instalação padrão), o seguinte comando:C:Program FilesSupport Tools>timezone.exe /s 00:0:3:10  00:0:3:02As configurações acima seguem o formato:Hora:DiaDaSemana:Dia:Mes    Hora:DiaDaSemana:Dia:Mes
    (Início horário de verão)   (Fim horário de verão)

    • Hora: Hora (00 ate 23)
    • DiaDaSemana: Dia da semana (0 – 6 : 0 = Domingo, 1 = Segunda, etc)
    • Dia: Ocorrência do dia da semana no mês (1 – 5: Exemplo -> no caso do dia da semana ser Terça-Feira:  1 – primeira terça do mês, 2 – segunda terça do mês, etc)
    • Mes: Mês do ano (01 – 12)
  3. Execute o seguinte comando para verificar se as modificações ocorreram com sucesso:C:Program FilesSupport Tools>timezone.exe /gCurrent Timezone is :Daylight Saving Time begins at 00:0:3:10
    Daylight Saving Time ends at 00:0:3:02
  4. Configure o sistema para utilizar automaticamente as configurações do horário de verão:
    • Start -> Settings -> Control Panel -> Date and Time -> Timezone;
    • Certifique-se que você esteja utilizando o timezone de Brasília (UTC-0300);
    • Certifique-se que a caixa “Automaticamente ajuste o relógio para o horário de verão” esteja marcada.

Para configuração de Horário de Verão em sistemas Microsoft Windows Vista por favor consulte a seguinte página da Microsoft:

O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE