Regex: “Expressões Regulares: Uma abordagem divertida”

Eu comprei o primeiro lote do livro sobre regex chamado “Expressões Regulares: Uma abordagem divertida” do Aurelio Marinho Jargas, pioneiro no seguimento, que foi atualizado para sua quarta edição lançado em Outubro de 2012 e apaixonei-me por regex devido o trivial que posso alcançar com este recurso, é mais complexo que uma busca simples! Uso diariamente e recomendo.

O autor chama carinhosamente sua obra de “Piazinho” e chamaremos assim neste artigo para os amantes deste tema. Definindo regex, Regular Expression ou Expressão regular, é um recurso em linguagem de programação e editores de textos avançados. Hoje em dia para fazer parsers de HTML por robôs. Também usados para editores e revisores de editora pelo facilidade de manutenção de textos e pode parecer loucura sua sintaxe de uso mas sabendo usar corretamente pode poupar a você hora de separação e edição de dados ou conteúdo.

O que o livro fala de regex?

O piazinho, demonstra o funcionamento do mecanismo e como utilizar suas funcionalidades básicas e como tratar corretamente uma regex para não deixar dúvidas. O autor está sempre em contato com o leitor, de forma bem pessoal, dando a impressão de que está a mesa discutindo esta paixão por regex fazendo momentos que o raciocínio indo até questionar o que está sendo colocado em pauta.

Regex, o Piazinho

Regex, o Piazinho

O que mais o piazinho retrata

Ele retrata as particularidades dos aplicativos no mundo das regex, que é extremamente caótico, indo do Google Docs até Emacs, para mim os pontos mais extremos onde foram implementados! No site do autor um Resumão das Expressões Regulares numa folha A4 (PDF) que é um guia de referencia de que faz parte do livro, Aproveitem!

PS: Este livro é altamente recomendável para quem necessita de extração de dados, manipulação e também formatação de logs e sites na internet.

Deixe um Comentário

1 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Trackbacks e Pingbacks:

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE